Industrial Nature

2005/11/23

Consumidores Revoltam-se

Os consumidores que copiam musica e videos, nao sao criminosos e a industria cinematografica tem de parar de os descrever assim, diz a coligação das maiores organizações de consumidores.

Estas organizações estao preocupadas com os direitos dos consumidores, pois estes têm sido "desfocados" graças ás taticas agressivas de organizações como a British Phonographic Industry ou a Motion Pictur Association, que têm subtilmente "passado por cima" dos direitos que temos como consumidores.

O objectivo é garantir certos direitos basicos a todos os consumidores.

"The debate has been very one-sided and the Intellectual Property Rights holders have sought to increase their rights at the expense of consumers. Things are slightly more balanced now but there have been some very dubious tactics [used] that are very worrying,"
diz Jill Johnstone da UK's National Consumers Council (NCC).

A Declaration of Consumers’ Digital Rights está a ser coordenada pela Beuc, a organização de consumidores europeia. Esta é a federação com base em Bruxelas Brussels com 40 organizações nacionais de consumidores independentes, da União Europeia incluindo a NCC.

Quere-se que os consumidores tenham os direitos legais basicos. Tambem se quer uma lista concreta do que os consumidores podem ou não fazer com os produtos que compram, sejam hardware como software.

Isto permitirá aos consumidores melhorarem a sua relação com os produtos que compram, pois sabendo o que podemos ou nao fazer podemos aproveitar melhor as potencialidades do produto sem medo.

Com as noticias de milhares de pessoas a serem processadas pela industria musical por usarem programas de file sharing, a Beuc tambem exigiu ás empresas em questao que parem com os processos.

Disseram saber que a pirataria é um problema muito grave, mas tambem sabem que é prepertrada (penso que se escreve assim..) por organizações criminosas e nao por pessoas inocentes que usam programas de file sharing.

O problema da industria tem de ser resolvido de uma forma em que os consumidores nao sejam afectados, ou seja estam a ser pirateados problema vosso, impeção a pirataria mas nao mandem crianças de 15 anos para a cadeia por "sakarem" uns quantos mp3.

Way to go! Ena ja era tempo de alguem se revoltar!!

2 Comments:

  • At 15:48, Anonymous Anonymous said…

    Aleluia, lembraram-se de acabar com os probs de onde eles nascem.. não onde acabam. weeee...

     
  • At 22:47, Blogger sak3r said…

    mais importante, passam a ser obrigados a aceitar responsabilidade pela pirataria, disse um tipo fixe: "Se a culpa dos teus problemas é dos outros, então eles nunca se resolvem." neste caso culpar os utilizadores so massacra quem até compra cd's mas não ajuda a acabar com a pirataria..

     

Post a Comment

<< Home