Industrial Nature

2005/10/26

Accidental Invention Points to End of Light Bulbs

Parece que finalmente encontramos um substituto à altura para a antiquada lampada.
Muito resumidamente, um estudante americano, enquanto estava a trabalhar nuns quantum dots, conseguiu por LEDs a emitir de raiz uma luz branca. Porque é que isto é uma enorme descoberta? Eu digo: Porque só os LEDs só emitem luz verde, vermelha, amarela e mais recentemente azul.
An accidental discovery announced this week has taken LED lighting to a new level, suggesting it could soon offer a cheaper, longer-lasting alternative to the traditional light bulb. The miniature breakthrough adds to a growing trend that is likely to eventually make Thomas Edison's bright invention obsolete


Go check it out here.

3 Comments:

  • At 11:53, Anonymous Anonymous said…

    O futuro da iluminação artificial passa sem dúvida pelo uso de semi-condutores.

    Não sei se estás a atingir o nível do potencial desta descoberta. Isto pode revolucionar todo paradigma por detrás dos sistemas de iluminação artificial.

    Ora repara:

    - Numa lâmpada incandescente 95% da energia eléctrica consumida é convertida em calor;

    - Numa lâmpada fluorescente apenas 20 a 30% da energia eléctrica consumida é convertida em luz;

    - Os LEDs poderão chegar, em teoria, a uma eficiencia de 100% - o que significa que toda a energia eléctrica consumida seria convertida em luz. Claro que na prática a teoria é sempre diferente, mas actualmente já se fala por aí em níveis de eficiência de 60%.

    Uma outra grande grande vantagem dos LEDs consiste no facto de serem muito mais duráveis e robustos, pelo que é sempre a poupar.

    Imagina quanta energia é gasta por esse planeta fora em iluminação artificial e terás uma ideia do nível de poupança que esta tecnologia pode trazer. Poupança não só em dinheiro, mas em consumo de combustíveis fósseis para produção de electricidade, e em consequentes emissões gasosas, efeito de estufa, et al, et al....

     
  • At 12:09, Blogger siniux said…

    Eu vejo, eu vejo.
    Mas a grande pergunta é quando...
    Como tudo neste mundo, valores [monetários] mais altos se levantam.

    Sad but true.

     
  • At 12:23, Anonymous Anonymous said…

    Pode levar o seu tempo, mas a revolução já começou...

    Eu tenho um destes que me permite ter um nível de luz aceitável com pilhas mais pequenas, com menos peso, e durante muito mais tempo.

    http://www.petzl.com/petzl/LampesProduits?MotRecherche=Quick+Search&pays=0&Langue=en&Gamme=48&Critere=0&Produit=256&ProduitAssocie=

     

Post a Comment

<< Home